RSS

Cores...

Devido as dúvidas que surgiram quando citei as cores que pretendo pintar a sala e o quarto do apê, decidi fazer um post com o que pesquisei sobre a influência das cores na decoração.
Na verdade, só fui pesquisar quando as meninas comentaram sobre a decisão do lilás no quarto e do berinjela profundo para a sala. Antes, eu só tinha em mente que lilás era a cor escolhida porque como já disse anteriormente, estou fazendo o meu quarto de um jeitinho bem romântico e como a idéia é ter um ambiente para relaxar, se não fosse o lilás, seria verde ou azul em tons muito claros.
Nos comentários, as meninas me contaram que lilás não é bom para o quarto do casal, por ser uma cor que acalma muito (rsrsrsrs). Passei o fim de semana pensando nisso e buscando possíveis alternativas e me cortava o coração só em pensar em trocar de cor :S
Até que fui pesquisar e li que tonalidades claras são indicadas para o quarto justamente porque relaxam. 
De acordo com o Feng Shui, essa cor traz tranquilidade, sossego, calma e estimula a espiritualidade e segundo os fundamentos da cromoterapia o lilás acalma o coração,a mente e os nervos.
Sei que recém-casados não podem ficar buscando a tranquilidade o tempo todo (rs), mas eu já contei que sou levemente stressada!? (quem me conhece deve estar rindo do "levemente"), então, eu confesso que tem hora que preciso de calma!
Ok, ok e as horas do casal!? Bem, já que é pra pensar na hora do love, então digo a vocês que o resto da casa não será lilás e que inclusive a minha cozinha terá elementos em amarelo/coral para estimular a FOME e que a sala em berinjela profundo tb será bastante"estimulante"...rsrsrsrs 
Qunato a sala eu também pesquisei porque fiquei na dúvida já que colocarei a cor na maior
parede da sala. Gente, nma verdade, esta parede é a única que não é recortada.
Se eu colocasse no fundo da sala, ía ficar depressivo porque lá não bate a luz do dia e será o lugar onde terá a mesa de jantar, se eu colocasse na outra parede, ía ficar muito estranho porque ela tem uma porta para o corredor e ainda tem a porta para a varanda. A única parede que me sobrou foi aquela e eu cheguei a conclusão que qualquer cor que eu escolhesse me traria esse questionamento..
Mais uma vez eu fui em busca de informação sobre a cor e achei um lugar que definiu o roxo como sendo "luxuoso" e amei essa definição!rsrsrs
Ahhh! No site casa.com uma colorista respondeu uma leitora sobre a mesma dúvida e ela ainda citava que pretendia colocar um sofá cinza ou verde escuro e a colorista indicou a cor berinjela profundo.
Ainda não tenho o sofá, mas desde o início estava querendo um cinza bem clarinho ou um em cor crua (que suja d+) e por fim, acho que vai ficar bonito porque essa parede fica ao lado da minha super-janela e da super-porta para a varanda. Acho que quando a luz do sol bater ali vai ficar leeeendo!
Pequei a definição de algumas cores neste site. Achei que vocês iam gostar porque é dividido em decoração, cromoterapia e Feng Shui.
BRANCO
Decoração: Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco, quando recebe uma luz intensa direta.
Cromoterapia : Ela potencializa as demais cores. Representa a luz divina.
Feng Shui: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.
PRETO E CINZA
Decoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.
Cromoterapia: É o oposto da luz, a escuridão total.
Feng Shui: É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve se usar com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
VERDE
Decoração: É uma cor muito usada. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.
Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.
Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.
LILÁS/VIOLETA
Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.
Cromoterapia: Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.
Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
LARANJA
Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.
Cromoterapia: Auxilia a mente a assimila novas idéias, mas deve ser usado com certo cuidado.
Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.
VERMELHO
Decoração: Muita atenção em seu uso, pois, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia, cai para a vulgaridade.
Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade.
Feng Shui: Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
AZUL
Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais.
Cromoterapia: Nos passa calma e serenidade. Também é asséptico e desestressante.
Feng Shui: É uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção.
AMARELO
Decoração: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.
Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no auto-controle. Fortalece os ouvidos e os olhos.
Feng Shui: É a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.


                               ************************************

Meninas, sei que estou devendo fotos do fnds mas eu esqueci a câmera na obra!
De qualquer forma, vocês não precisam ficar muito curiosas porque Calassara decidiu começar a pintura pelo escritório. Lá é o lugar que vai dar mais trabalho. 
Resultado: Ele passou o sábado todo lixando a parede e passando massa. A lata de tinta nem foi aberta e eu estou "descadeirada" porque limpei o apê todo sozinha. Tive que fazer isso porque o piso laminado estava com aquela terra fina por cima e fiquei com medo de ficar com aqueles micro-arranhões depois que tirasse o plástico da pintura.
O post já está gigante mas preciso completar informando que essa semana darei uma sumidinha. É semana de prova na faculdade. Já viram o desespero né!?
Bjuuus e afofadas

13 Comentários:

Ana Santos disse...

Amore, eu falei da cor lilás que acalma e tal e que não seria bom pra quarto de casal, mas eu acho que vc deve por a cor que achar melhor, isso é besteira,quarto é mesmo pra relaxar, quanto a lua de mel, isso vc tem um ape todo pra aproveitar :)kkkkkk,eu coloquei lilás no meu quarto, se bem q nao sou casada, nem namorado tenho, mas e dai, era a cor que eu queria e coloquei, da uma olhadinha no meu blog, tem foto do meu quarto.

Beijinhos uma linda semana.

Rosana Moreno disse...

Oi Thais, adorei este post, foi uma verdadeira aula de cores, pra mim que não entendo nadinha disso, foi muito enriquecedor!!
Beijos...

Dona Dani disse...

Ei minha nova vizinha, adorei sua visitinha!!
Tô te seguindo agora!
Amei seu post sobre cores, minha sala é beringela! E de tudo que fiz ateh agora, o que mais gosto (após 1 ano e meio) é da cor que escolhi!!
Ela é a maior parede da sala tb, e como a sala de estar e a de jantar são conjugadas, ficou perfeito. Pq a parede eh mesmo na de jantar, mas qnd entramos na porta de casa eh bem ela que aparece. Destaque total!! Qquer dia posto uma foto pra vc ver. Eu amo! E dou super apoio.
bjinhos linda

Elaynne disse...

oi Thaís,

Beringela é uma cor linda mesmo,se não mudar de idéia até lá, tb quero ter uma parede dessa cor no apê.

Boa sorte nas provas!

Beijocas!

Casa Corpo e Cia. disse...

Oi Thaís!
Olha vai com tudo mesmo, porque eu sinceramente acho que sou eu que exerço influência sobre as cores, kkkkkkk.
O meu quarto tinha a parede lilás, e eu adorava, é muito romântico e aconchegante e não interferiu em nada na minha vidinha de casada... e eu também sou "meio termo" estressada, então foi ótemo!
Eu tirei porque depois de um ano já estava enjoada, porque eu enjoo rapidinho e adoro mudar a cor e o lugar das coisas...
Quero ver as fotos, hein?

BjOkas e até mais!

Re.

Patricia Mascarenhas disse...

Querida, adorei a aula de cores que voce deu para todas nos!
Tambem adoro cores na casa, mas quarto tem que ser romantico, com cores suaves, flores, almofadas, tudo delicado. Aproveito que meu marido nao gosta de muito frufru pela casa, mas no quarto ele acha legal que eu use a minha feminilidade. Tambem adroro lilas, apesar de que me decidi por verdinho claro com alguns detalhes rosa.
Boa sorte com sua parede beringela, depois posta umas fotos pra gente ver!

Patricia Mascarenhas disse...

Ja estou te seguindo, pra ver como vai ficar esse ape depois!

Santinha disse...

Seja muito bem vinda.
Se todos gostassem do azul o que seria do Rosa.
Estou rosa! Cozinha em tons de rosa, sala em tons de rosa, meu quarto é rosa...salpiquei um azul para quebrar.
Em pensar que há alguns anos atras seria taxada de brega.
Sabe as cores das balas JUJUBA??
Invadiram a minha casa.
bjus

Casa Corpo e Cia. disse...

Oi Lindinha!
Menina, lavar roupa na mão não é comigo também não! Não rola! Eu nunca tinha lavado roupa enquanto era solteira, e quando me casei, a primeira coisa foi comprar uma máquina de lavar. Não vivo sem ela de jeito nenhum. Ah, mas claro que tem umas blusinhas bem delicadas, que eu dou um esfrega na borda do tanque e pronto! Mas eu evito até usar pra não sujar, kkkkk.
Pois é, eu também moro no Rio, mas na baixada, em Nova Iguaçu (também não é favela)kkkkkk, mas morei em Santa Tereza. Estou sempre por aí, mas morro de medo acredita? Domingo retrasado, eu e meu esposo fomos à praia da reserva da Barra, e quandop a gente tava estacionando o carro, passou um monte de plícia em alta velocidade, cheios de armas e tudo o mais, e eu fiquei assustada, mas meu esposo disse que era de rotina, e à noite a gente viu na tv que no kiosque vizinho ao que a gente ficou, um senhor morreu com uma bala perdida enquanto jogava baralho. Isso porque um bandido foi assaltar as pessoas do quiosque e teve reação. Bem pertinho da gente! Podia ser no quiosque que a gente tava! Foi na hora que a gente tava chegando! Nem numa praia semi deserta a gente não tem sossego!

Um lindo dia querida!
BjOs da Re.

Tauana disse...

Oie Thá... entçao mulher rs eu tb estava faz tem po na procura de alguma coisa pra cobrir aquele quadro horroroso... aí eu descobri a Dé e seu blog...
O nome da pessoa que faz esses vasinhos lindos é Tukka, e-mail: elilza@uol.com.br, fone (13) 9163-8859 e para escolher um deles www.flickr.com/photos/elilza/... todos os créditos são da Dé rs minha inspiração!!
Ah!! Sobre o lilás, acho que vai ficar fofo e super romântico...
Bjokas!!!

Fefe disse...

Oi Thá,

Que bom que vc gostou da novidade do casalab! Então, manda a sua dúvida por e-mail femecenas@gmail.com - Se puder mandar uma fotinha da sala tbém, seria legal!

Bjinhos

Fefê

Susy Alves disse...

Oi Taís, passei pra conhecer o seu bloguinho e acabei lendo ele todo, uma delícia!!!
Quanto as cores, o meu quarto pintei de lilás (um tom fortinho) qualquer dia te mando uma foto e detalhes por fora e o hall da sala pintei de roxo, uiá que coincidência!

bjus,
boa sorte com a obra!
bom final de semana!

Susy Alves disse...

Oi Flor, obrigada pela visita! Pode entrar sempre que quiser a casa é sua!!!

Vim responder suas perguntinhas:
**A tinta automotiva, tem de muuuuuitas cores, quase todas as cores dos carros que vemos por aí. Não sei se dá pra ver bem na foto, mas ela fica com um brilho incrível, tipo lataria de carro mesmo.Seus criados vão ficar UM LUXO!!!
**A tinta do meu quarto é um lilás mais forte porque vou usar com cinza, e pensando bem foge um pouco da proposta que você quer. Mas na época que fui escolher a cor, comprei vários testinhos da coral, tinha um lilás claro e super romântico "malva prateada" acho que é o que você esta querendo.
Você viu as ferramentas que eu coloquei lá no bloguinho pra pintura?? Carrega suas fotos e pinta pra ver...

Qualquer coisa grita lá em casa, se eu souber ajudo, se não souber, dou pelo menos um pitaquinho..rs!

bju bju :)